Administrando empresas

Administrando empresas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Manutenção de máquinas e equipamentos: O que o Administrador tem a ver com isso?

Quando as primeiras indústrias foram criadas na primeira Revolução Industrial (século XVIII), os inventores ou projetistas das máquinas treinavam os próprios operadores para que estes fizessem os reparos nas máquinas; no entanto, com a evolução tecnológica e o aumento da complexidade de máquinas e equipamentos na segunda Revolução Industrial e, principalmente, no século XX, a área de manutenção passou a ser vista com outros “olhos” pela administração de empresas.

A complexidade das máquinas e a sua importância para o processo produtivo, criaram uma nova necessidade para as empresas, a mantença da disponibilidade desses equipamentos para a área de operações, visando produzir os bens oferecidos pela empresa a seus clientes, através da maximização da produção.

Dessa forma, ao longo do século XX foi necessário planejar a manutenção, visando maximizar a disponibilidade das máquinas e a lucratividade das empresas. Para isto, surgiram conceitos como o da manutenção corretiva, preventiva e preditiva, os quais apresento as definições a seguir:

Manutenção Corretiva: Toda a manutenção efetuada em uma máquina, equipamento, sistema operacional, unidade ou item para correção de anomalias;

Manutenção Preventiva: É todo serviço de manutenção realizado em máquinas que não estejam em falha ou que seja executado antes da ocorrência da falha;

Manutenção Preditiva: Todo o trabalho de acompanhamento e monitoração das condições da máquina, de seus parâmetros operacionais e sua degradação;

Confiabilidade: probabilidade de que um item ou máquina funcione corretamente em condições esperadas durante um determinado período de tempo ou ainda, estar em condições de trabalho após um determinado período de funcionamento.

Fonte: Dicionário de termos de manutenção (ABRAMAN, 2004, Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro/RJ).

Mas, o que a Administração de Empresas ou mais especificamente a figura do Administrador tem a ver com isso?

Tudo; considerando que o Administrador deve prover a área de manutenção da empresa de recursos humanos treinados e nas quantidades suficientes; prover os insumos necessários (peças e materiais); planejar a renovação do parque de máquinas e equipamentos de acordo com os critérios de obsolescência definidos em conjunto com a área técnica, dentre outras atividades que proporcionem a máxima disponibilidade das máquinas.

Outrora a manutenção ainda era lembrada apenas quando da quebra da máquina; atualmente, no entanto, a manutenção tende a ser muito mais preditiva, de predição, ou seja, praticamente atuando antes que a quebra aconteça, através da medição de sinais térmicos, elétricos, desgastes visuais e outras medições que indiquem a quebra eventual ou esperada de determinado componente da máquina, de modo que se possa aumentar a sua disponibilidade à produção dos bens.

É notória a importância da atuação do Administrador neste processo, senão vejamos; de acordo com os relatórios 2009 da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) o custo da manutenção girou em torno de 5% do faturamento bruto das empresas. Ao decompormos este custo obtemos as seguintes variáveis:

Ø      31% com pessoal próprio;
Ø      27% são serviços contratados;
Ø      33% materiais e insumos;
Ø      9% de outros tipos de gastos.

Notamos de maneira holística, vislumbrando a empresa como um todo único e indissociável, que o Administrador atua nos processos que envolvem cada um desses custos: quer seja no momento da contratação do pessoal próprio em conjunto com a área técnica requisitante, quer seja através da contratação de serviços técnicos terceirizados ou mesmo quando da compra de materiais e insumos de qualidade e com o menor custo possível, necessários à manutenção das máquinas e equipamentos da empresa.

Existe uma necessidade premente de treinamento do pessoal que executará a manutenção, bem como dos líderes de equipe e tudo isso deverá ser provido pelo Administrador através da sua atuação na área de recursos humanos da empresa.

O Administrador atua ainda, inegavelmente, no planejamento da renovação do parque de máquinas e equipamentos, haja vista que, à medida que os equipamentos se depreciam, com o passar do tempo e a sua utilização, a manutenção pode se tornar inviável técnica e/ou economicamente, ensejando a sua substituição imediata, a médio ou a longo prazo. Há que se cotejar e ponderar as vantagens e desvantagens advindas da renovação do parque de máquinas e equipamentos, principalmente, considerando os custos envolvidos, tanto para manter uma máquina obsoleta quanto para adquirir máquinas novas.

O profissional da área de Administração deve ter em mente, que o mercado, principalmente se a empresa atua no ramo de prestação de serviços de TI, é muito volátil, renovando a tecnologia das máquinas com uma freqüência grande, e que pode influenciar no desempenho da empresa no mercado.

Portanto, o Administrador deve, em conjunto com a área técnica de manutenção da empresa, garantir a confiabilidade dos equipamentos, aumentando a disponibilidade das máquinas, reduzindo os custos envolvidos e, por conseguinte, contribuir para a maximização do lucro da empresa.