Administrando empresas

Administrando empresas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Employee Value Proposition como meio para aumentar a participação das empresas no mercado

A Employee Value Proposition ou Proposição de valor empregado (EVP), é o termo utilizado para definir os benefícios e vantagens recebidos pelo funcionário em troca de seu capital intelectual.

Segundo Minchington (2011):


Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas globais agora é a sua capacidade de explorar sinergias e eficiência na sua aquisição de talentos globais e programas de retenção. Quando considerado com o fato de que estamos prestes a entrar numa era de escassez de talento inigualável em todo o mundo, o papel do gerente global da marca empregador deve se tornar um dos papéis mais importantes dentro das empresas globais. 

Com efeito, adquirir e reter talentos envolve custos no recrutamento e seleção, bem como trabalho incessante na gestão de pessoas para que os benefícios oferecidos pela empresa sejam compatíveis com o valor agregado pelo empregado à empresa.

Neste sentido, existe uma tendência global no oferecimento de cargos com horário flexível, o homeoffice ou trabalho em casa e outros benefícios tais como bônus de desempenho e opção por compra de ações da empresa. Todos estes pacotes, bem como o oferecimento de progressão na carreira são instrumentos utilizados pelas grandes corporações.

Por outro lado, as empresas almejam alcançar resultados favoráveis e aumentar sua participação no mercado. Neste contexto, não podemos deixar de citar a importância do recrutamento, porquanto este passou a ser um processo de agregar pessoas à empresa e não mais um mero instrumento de aquisição de mão-de-obra de forma quantitativa, mas também qualitativa.

As grandes corporações devem proporcionar valor ao empregado, visando aumentar seu ativo intangível, moldando suas ações e atuando nas seguintes frentes:

1)     Manter salários adequados;
2)     Progressão na carreira;
3)     Horários flexíveis;
4)     Fomento à criatividade;
5)     Liderança incentivadora e motivadora;
6)     Ambiente e estrutura adequada;
7)     Incentivo à aprendizagem.

A empresa quando gera valor aos seus empregados, gera consequentemente valor aos seus clientes, considerando que seus empregados e familiares, também são clientes em potencial.

Em verdade, organizações que valorizam seus empregados acabam, por conseguinte, valorizando o próprio cliente, uma vez que é criado um verdadeiro ciclo de sinergia que gera retorno de valor à instituição; porquanto a imagem que o empregado possui em relação à empresa será fatalmente transmitida ao seu ciclo de relacionamento, estendendo uma visão positiva ou negativa a um número maior de pessoas, o que poderá afetar positiva ou negativamente os negócios da empresa e a sua imagem institucional.



Gestão de pessoas, Chiavenato.Idalberto. 3° Edição, São Paulo/SP, 2010.