Administrando empresas

Administrando empresas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O planejamento na gestão de pessoas



Definitivamente no século XXI, a estratégia de gestão de pessoas é fundamental para o sucesso da organização, porquanto o capital intelectual permite o diferencial competitivo num mercado cada vez mais marcado pela grande variabilidade de empresas, cujos produtos e serviços ofertados são cada vez mais homogêneos em termos de custo e qualidade.

Desta forma, o capital intelectual passou a ser um diferencial competitivo, no sentido de melhorar o desempenho da empresa e aumentar seu valor no mercado, cuja soma já não se restringe mais a pura soma dos ativos tangíveis formados pos mobiliários, imóveis ou capital financeiro.

Com efeito, segundo Chiavenato (2010), o planejamento de gestão de pessoas deve ser feito dividido em três partes, tal qual o planejamento geral da empresa, sendo constituído de: planejamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento de gestão de pessoas deve considerar alguns aspectos importantes, tais como:

Ø      Volume de demanda atual e a prospecção de demanda futura;
Ø      Mudanças tecnológicas que afetem o processo produtivo;
Ø      O treinamento de pessoal para substituir eventuais saídas ou transferência de pessoal;
Ø      Estimativa de turnover, pela saída voluntária do colaborador da empresa ou desligamento de pessoal por liberalidade da empresa, conforme histórico;
Ø      Treinamento dos gestores de pessoas que passam a ser os próprios gerentes de linha, que no mais das vezes, não possuem especialização em gestão de pessoas, possuindo apenas o conhecimento técnico nas áreas em que atuam;
Ø      Foco na estratégia organizacional de forma a integrar todas as ações voltadas para a gestão de pessoas com a missão e visão da empresa;
Ø      Identificar o gap entre a competência atual e a esperada, para atingir os objetivos e metas organizacionais;
Ø      Identificar as core competences (competências essenciais) da organização, estimulando a atração e mantença dos talentos, para garantir e ampliar o know how voltado para a excelência nos processos.



Fonte de pesquisa: site www.administradores.com.br/ e Gestão de Pessoas, 2010, Editora Elsevier, CHIAVENATO. Idalberto.