Administrando empresas

Administrando empresas

terça-feira, 26 de julho de 2011

O Absenteísmo

O absenteísmo é a ausência dos colaboradores do local de trabalho por variadas razões, dentre elas, podemos citar: doenças, licença maternidade, férias ou ausências injustificadas decorrentes de falta de motivação.

Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando e rendendo o máximo de sua capacidade. Com efeito, o absenteísmo repercute na produtividade da empresa e na sua atuação junto ao mercado.

O estresse, a ansiedade e outras doenças psicológicas influenciam ainda, os níveis de absenteísmo nas empresas, à medida que propiciam as ausências. Por outro lado uma liderança despreparada e ineficaz pode influenciar negativamente os liderados e criar um ambiente propício à desmotivação e às ausências do trabalho.

Tomemos como exemplo a saúde bucal dos colaboradores, caso não haja uma política empresarial que incentive os métodos de higiene bucal de seus funcionários, bem como a disseminação de métodos profiláticos, a empresa pode arcar com altos custos de ausência no trabalho causado por simples dores de dente.

Podemos notar que muito embora o absenteísmo possa estar relacionado muitas vezes com causas simples, repercute os mesmos prejuízos das causas mais graves, qual seja; a redução da produtividade da empresa, prejudicando seu desempenho no mercado.

No mais das vezes, as empresas, principalmente as pequenas e as médias, não fazem a gestão adequada dos índices de absenteísmo, com o objetivo de reduzi-lo, no entanto, as grandes corporações já vêm, há algum tempo, tentando atacar suas causas, desta forma; investimentos cada vez mais volumosos são feitos em equipamentos e mobiliários que proporcionem a ergonomia adequada ao desempenho das tarefas rotineiras dos funcionários, visando evitar doenças relacionadas a LER ou DORT (Lesão por esforço repetitivo ou Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), bem como existe a disponibilidade de apoio social aos empregados como forma de se evitar problemas psicológicos mais graves.

Segundo informações do site “ogerente” o absenteísmo custou à Alemanha em 2011, a quantia de 44,76 bilhões de euros, enquanto na Inglaterra, a perda foi de 11 bilhões de libras esterlinas. Ainda segundo o site, a Organização Panamericana de Saúde acredita que 70% das empresas não possuem condições ergonomicamente adequadas às tarefas a serem realizadas pelos empregados.

São muitas as causas do absenteísmo, aqui citei apenas algumas delas, no entanto, cabe ressaltar que as empresas devem estar atentas a este importante indicador, que reflete a situação dos recursos humanos da empresa.

Isto posto, atacar as causas do absenteísmo passou a ser trabalho fundamental na gestão de pessoas para garantir o sucesso das organizações, bem como reduzir custos desnecessários com o tratamento corretivo de doenças relacionadas ao trabalho, sejam elas físicas ou psíquicas.

Mas, como calcular o absenteísmo?

Em síntese, podemos exemplificar conforme abaixo:

1)     Uma equipe possui 30 pessoas trabalhando 8 horas por dia e 20 dias no mês;

Logo, esta equipe, se trabalhar integralmente, gera trabalho em: 30 x 8 x 20 = 4800 horas.

2)     No entanto, suponha que 12 pessoas desta equipe atrasaram-se em 20 minutos; cada uma em um dia de trabalho específico do mês, ou seja: 12 x 20 = 240 minutos;
3)     Suponha ainda que 5 pessoas ausentaram-se em um mês, 5 dias inteiros;

Logo, esta equipe ausentou-se: 5 x 8 horas + 240 minutos = (5 x 8) + 4 = 44 horas.

Desta forma, o indicador de absenteísmo seria de (44 horas / 4800 horas) x 100 = 0,9 %.

A grande maioria dos especialistas, afirma que o indicador de absenteísmo deve estar abaixo de dois pontos percentuais (2%), portanto, no exemplo em questão, o indicador consubstanciado estaria num bom patamar.

Em resumo, poderíamos assim exemplificar, para fins didáticos, a fórmula para cálculo do absenteísmo:

Índice de Absenteísmo = Número total de faltas / (Número de funcionários * Número de dias úteis) * 100


Dada à vastidão e complexidade do tema, outros fatores que impactam no indicador de absenteísmo serão abordados futuramente em outros artigos deste blog.