Administrando empresas

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terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cultura Organizacional

Uma cultura organizacional forte é muito importante para a mantença e expansão das atividades da empresa e sua participação no mercado.

Com efeito, é importante entender a composição da cultura organizacional na empresa. Segundo Chiavenato (2010), o clima organizacional é composto por três elementos:

1)     Artefatos, cuja composição é formada por símbolos, história, lemas, cerimônias, modo como as pessoas se vestem e se comportam;

2)     Valores compartilhados, cuja composição é formada por valores, costumes e características compartilhadas e valorizadas dentro da organização. Pode contemplar o respeito às pessoas, ao meio ambiente, a busca pela inovação contínua, entre outros;

3)     Pressuposições básicas, cuja composição é feita de percepções, crenças, sentimentos, que servem como supedâneo ou sustentação para as decisões dentro da empresa.

As pressuposições básicas e os valores compartilhados por estarem mais enraizados e amplamente aceitos na organização, são os mais difíceis de serem alterados, se necessário. Constituem praticamente uma parte invisível da organização, porquanto não são facilmente visíveis como símbolos, histórias ou lemas.

Contudo, valores ou pressuposições básicas não alinhavados à missão e a visão da organização ou pouco adaptáveis às mudanças de mercado, pode favorecer a continuidade do status quo e o conseqüente enfraquecimento da organização perante as adversidades do mercado e os concorrentes cuja cultura organizacional seja mais coesa e adequada.

A cultura organizacional num plano macro demonstra a maneira tradicional da empresa pensar as coisas, resolver questões incidentais e agir quanto ao futuro. Podemos dizer que a cultura organizacional é o esqueleto que dá forma e sustenta o corpo formado pelos colaboradores, desde a presidência da empresa ao nível estratégico, até o nível operacional. Com efeito, a cultura organizacional é o resultado da interação empresa – empregado, considerando que à medida que a cultura organizacional da empresa transforma o empregado, este a influencia com seu conhecimento e modo de pensar.

Não obstante, a cultura organizacional, resultado da relação empresa – empregado, deve estar, conforme dito alhures, alinhavada à missão e a visão da empresa; bem como deve permitir que a criatividade, a inovação, a liderança, a ética e o respeito às pessoas e à sociedade possam fluir naturalmente, fomentando resultados favoráveis à organização e moralmente relevantes à sociedade na qual a empresa está inserida e perante a qual também possui responsabilidades.


Fontes de pesquisa: Administração Geral e Pública. Chiavento. Idalberto. 2°Edição. 2008, Editora Campus. Gestão de Pessoas, 2010, Editora Elsevier, CHIAVENATO. Idalberto.