Administrando empresas

Administrando empresas

terça-feira, 30 de abril de 2013

O AMBIENTE BA DAS ORGANIZAÇÕES

A ambiente BA das organizações, segundo a filosofia japonesa, compreende todo ambiente, físico ou virtual através do qual o compartilhamento de informações seja realizado.

Isto posto, ambiente virtuais de aprendizagem, salas de treinamento, groupware (software de estudo em grupos), disseminação de informação através de meios hábeis de comunicação, podem ser considerados locais ou meios de compartilhamento do conhecimento denominado “BA”.

O “BA” é definido como um campo de estudo e compartilhamento das informações e do conhecimento empresarial. São essenciais às empresas que buscam tornar seu processo produtivo excelente e inovador.

Contudo, a criação de um ambiente “BA” nas organizações esbarra justamente, na maioria das vezes, nas atitudes dos líderes organizacionais, considerando que conhecimento é poder, e que, por conseqüência, há uma restrição por parte da maior parte dos líderes em disseminar o seu conhecimento retendo as informações, prejudicando, em síntese, o processo da espiral do conhecimento necessário para continuamente manter a inovação dos processos empresariais.

Em suma o “BA” é uma filosofia que para dar certo depende extremamente da disposição de líderes e dirigentes empresarias que tenham atitude inclinada ao fomento da disseminação do conhecimento e no desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes das pessoas, através da criação de um ambiente através do qual permeie o compartilhamento do conhecimento e da informação.