Conceitos importantes acerca de Empreendedorismo e
Comportamento Organizacional
Empreendedorismo:
Análise SWOT: Forças, Fraquezas, oportunidades e ameaças.
Modelo de Michael Porter: Análise da concorrência,
fornecedores, produtos substitutos e clientes.
Sociedade Limitada: Responsabilidade dos sócios limitada aos
respectivos valores de cota integralizados.
Sociedade por ações: As cotas são ações negociadas em bolsa
de valores.
Franchising: Técnica comercial de cessão do uso da marca,
processos e produtos por meio do qual o franqueador cede o uso ao franqueado.
Exemplos: Mc Donald´s, Boticário, Burguer King.
Comportamento Organizacional:
LÍDER:
Modelo dos traços de liderança: Este modelo acredita que os
líderes têm certos traços em comum, dentre eles: integridade, maturidade,
motivação, poder de persuasão;
Modelo contingencial de liderança: Este modelo acredita que
os líderes têm certas habilidades para agir conforme o surgimento das demandas
e problemas, do ambiente e das características de seus liderados;
Modelo comportamental: Acredita que os líderes têm a
capacidade para coordenar e liderar seus liderados acompanhando as atividades e
agindo como verdadeiros mentores e treinadores de pessoas, para que essas
atinjam seus objetivos;
Liderança situacional: Acredita que o líder deve agir
conforme as situações aconteçam.
INDIVÍDUO
Teoria Psicodinâmica: entende que os indivíduos são movidos
pelo ID, EGO E SUPEREGO.
Teoria Integrativa: entende que os indivíduos são movidos
pelas suas cognições, percepções e motivação em relação aos estímulos
provenientes do ambiente empresarial.
Teoria dos Traços: entende que os indivíduos podem ser
classificados segundo cinco grandes características: Extroversão, Afabilidade,
Estabilidade emocional, abertura à experiência e retidão.
Grupos formais: Instituídos pela organização, estrutura
formalmente constituída.
Grupos informais: Constituídos pelas pessoas, relação de
amizade, grupos de interesse pessoal.
Grupo: Reunião de pessoas para consecução do objetivo.
Equipe: Reunião de pessoas para consecução do objetivo, instituídos
pela organização, porém, há um relacionamento entre as pessoas baseado no senso
de confiança, apoio, sensibilidade e senso de colaboração mútua, diferente do
caso do grupo.
Há um tipo de grupo, os chamados Grupos psicológicos também
denominados de equipe.
Processos decisórios:
Modelo tradicional: baseado em informações, dados, gráficos.
Modelo prescritivo: decisão baseada em técnicas e
procedimentos tais como diagrama de Ishikawa, Diagrama de pareto (regra 80/20)
Modelo descritivo: decisão tomada em reuniões, consenso
entre pessoas, baseada na experiência.
MOTIVAÇÃO
A motivação pode ser dividida em:
Intrínseca: Provenientes do próprio indivíduo, motivação
interna.
Extrínseca: Estímulos provenientes do meio externo, visando
à motivação por meio de salários, vale alimentação, benefícios de toda ordem.
Teoria de Mcgregor:
Vislumbra as pessoas de duas formas:
Teoria X: as pessoas são indolentes, preguiçosas e necessitam
de acompanhamento contínuo e controle excessivo por parte dos líderes.
Teoria Y: as pessoas são motivadas, querem ou desejam sempre
fazer o melhor e não necessitam de acompanhamento contínuo dos líderes. As
pessoas buscam sozinhas à melhoria contínua, sendo comprometidas com os
resultados da empresa.
Mudanças Organizacionais
Modelo PESTLEE
Identifica que a empresa é influenciada pelos fatores
Políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, legais, ecológicos, éticos.
Organização: conjunto de recursos humanos e tecnológicos,
visando o alcance de um objetivo, qual seja: a lucratividade.
Sistema: conjunto de partes inter-relacionadas e
inter-dependentes que forma um todo único. (Sistema solar, sistema empresarial,
ou seja, vários departamentos trabalham como um todo único)
Tipos de equipe:
Funcionais: são formadas de acordo com as funções. Exemplo,
engenharia, tecnológica, marketing e finanças.
Cross – funcionais: formadas por diversos profissionais de
diversas áreas para alcance de um objetivo, serviço ou produto. Exemplo,
engenheiros, contadores e administradores trabalhando juntos para construir e
comercializar determinado produto.
Autogerenciadas: atuam de forma coordenada com objetivo
único, visando a execução de determinada atividade.
Equipes virtuais: trabalham em localidades distantes, mas
imbuídas por um mesmo objetivo, reúnem-se virtualmente, através de
videoconferência, audioconferência ou outros meios eletrônicos.
Equipes resolutas ou solucionadoras são reunidas por meio de
força – tarefa para resolver problemas específicos.