A Gestão do Conhecimento é uma
necessidade premente das empresas, porquanto desenvolver o Know – How (saber) das
pessoas na organização é imprescindível às empresas contemporâneas, para
mantê-las vivas no mercado através da inovação e criatividade em seus processos
que são advindos, em verdade, das pessoas.
Deste modo, podemos dizer que as
pessoas são indiscutivelmente o maior ativo das empresas, sendo requisito
imprescindível ao desempenho da organização.
Neste contexto, no entanto,
algumas questões precisam ser respondidas, quais sejam:
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo
na empresa?
b) Como fazer com que todos os colaboradores se
apropriem deste conhecimento
novo?
c) Como reter o conhecimento do funcionário que
se afasta da organização?
Inicialmente, impende salientar
que o favorecimento do processo de conhecimento na empresa somente é conseguido
através de uma política empresarial que favoreça, sobretudo, a abertura as ideias
advindas das pessoas, do fomento da participação das pessoas no processo de
inovação dos processos e do reconhecimento das ideias e da participação das
pessoas através do reconhecimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Contudo, a apropriação do novo
conhecimento produzido pela inovação e criatividade dos colaboradores somente é
conseguido se existe, igualmente, uma política e compartilhamento do
conhecimento através de treinamentos, capacitação, comunicação e liderança que
permita a incorporação do conhecimento à rotina operacional.
Isto posto; primeiro cria-se o
novo conhecimento, inova-se o processo e comunica-se a nova metodologia a toda
à organização, fazendo com que o processo SECI ou da espiral do conhecimento tenha
o efeito desejado, qual seja, de inovar e compartilhar o conhecimento e trazer
benefícios à empresa.
Para finalizar, frisa-se a
necessidade de reter o conhecimento dos funcionários da organização,
transformando o conhecimento tácito (pessoal) em conhecimento explícito (normas
e regulamentos) permitindo que outras pessoas possam utilizar-se do
conhecimento cujas informações estão disponíveis de maneira explícita e
acessível.