Dada a importância dos termos, cabe aqui conceituá-los a fim de encontrar o entendimento correto.
Eficácia está atrelado tão e somente ao objetivo. Neste sentido, se a empresa objetiva prestar determinado serviço ou entregar determinado produto ao cliente, a feitura do objetivo permite que o ato da venda do produto ou prestação do serviço seja eficaz, sem considerar, no entanto, o esforço empreendido, os custos, o tempo e outra variáveis atinentes ao processo produtivo.
Eficiência, no entanto, significa entregar o mesmo produto ou serviço, aplicando, contudo, a menor quantidade de recursos materiais, humanos e tempo no processo produtivo.
Sendo assim, eficiência é fazer mais com menos, ou seja, satisfazer o cliente com o emprego dos menores custos possíveis e eficácia é apenas a satisfação do cliente, sem considerar os custos envolvidos para tanto, no processo produtivo.
Cabe salientar, que além da eficácia e da eficiência, o conceito de efetividade empregado atualmente, tem uma abrangência maior quanto aos objetivos da empresa incluindo além da satisfação dos clientes com eficiência, o respeito à sociedade e ao meio com quem ela interage.