O uso de cluster de empresa no que se refere ao tema Gestão do conhecimento é imprescindível a toda e qualquer organização que deseja se manter com um nível de ativo intelectual atualizado.
Isto porque o cluster basicamente é a reunião de empresas que cooperam entre si, mesmo atuando no mesmo mercado. As melhores práticas são compartilhadas pelas empresas que através do benchmarking conseguem aplicar processos e práticas vantajosas e eficientes aplicadas por empresas similares.
A formação do cluster cria um ambiente propício à disseminação do conhecimento, além de criar um mercado de trabalho especializado, atraindo fornecedores, reduzindo custos do processo produtivo, compartilhando meios produtivos e meios de transporte.
Como exemplo de cluster, podemos citar as empresas de tecnologia instaladas na região do Vale do Silício nos Estados Unidos.
Basicamente um cluster visa a otimização de recursos materiais, a redução de custos e o aumento das margens de lucro.
Podemos citar grandes cluster brasileiros na fabricação de cerâmicas no Estado de SC, formados por diversas empresas produtoras de cerâmica. Podemos citar os cluster de empresas vinícolas na região de São Roque/SP ou os cluster produtores de açucar e alcool do Estado de SP.
Deste modo, os cluster permitem a troca de informações, benchmarking, compartilhamento das melhores práticas, e, sobretudo o compartilhamento do conhecimento.