Evidentemente, o comportamento humano é uma das temáticas do estudo do Comportamento Organizacional.
Deste modo, conhecer as características das pessoas é uma das habilidades de que o Administrador não pode prescindir em face da sua importância na condução das pessoas aos objetivos organizacionais.
Neste sentido, podemos destacar, as quatro teorias da personalidade, que segundo Caravantes e Kloeckner (2008), são:
Teoria dos traços, segundo a qual os padrões de comportamento são decorrentes de cinco fatores, os chamados Big Five: Extroversão, Agradabilidade, Consciência, Estabilidade Emocional e Abertura à experiência.
Teoria Psicodinâmica, que diz que a personalidade dos indivíduos dependem de três fatores, ID, Ego e Superego, o primeiro relacionado aos instintos e à satisfação do prazer, o segundo como fator que protege o ser humano por meio do medo e o terceiro que consubstancia os valores e regras da sociedade. Neste sentido o Ego, faz a ponte entre ID e Superego, de modo que o ser humano somente satisfaça seu prazer dentro dos limites e regras impostas pela sociedade e bons costumes.
Teoria Humanista, segundo a qual os indivíduos possuem uma motivação interna, para autorrealização e crescimento pessoal.
Teoria da Abordagem Integrativa, que define o comportamento humano como uma composição de emoções, fantasias, anseios, expectativas, atitudes.
Isto posto, entender como os comportamentos dos indivíduos funcionam é uma habilidade indispensável à atuação como Administrador