Administrando empresas

Administrando empresas

sábado, 6 de abril de 2013

A comunicação e a percepção

A comunicação eficiente, permite que as informações e o conhecimento sejam compartilhados dentro das organizações, contribuindo para que as forças da organização sejam majoradas e as fraquezas minimizadas.

O líder utiliza-se de uma comunicação eficiente para conduzir equipes à vitória, a empresa, igualmente, utiliza-se da comunicação para compartilhar informações dentre seus membros.

A percepção, é um recurso importante ao ser humano, dentro e fora da organização. Dentro da organização permite antecipar situações de risco, bem como encontrar soluções para os problemas.

A soma entre a comunicação e a percepção, possibilita dirimir problemas de maneira mais ágil e pró-ativa. Não se pode olvidar, no entanto, que a percepção depende justamente do modo como as pessoas veem as situações ou compreendem os problemas.

Perceber significa ver, sentir e ouvir utilizando-se do feeling (sentimento) e experiência, com vistas a compreensão completa do problema e a comunicação eficiente das possíveis soluções.

Isto posto, percepção e comunicação eficientes são características fundamentais inerentes aos líderes natos e que devem ser aprimorados na formação das pessoas que atuam em cargos de chefia, como requisito fundamental para a formação do líder.