Administrando empresas

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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Grupos psicológicos ou equipes e os tipos de equipes

Os chamados grupos psicológicos são mais conhecidos como equipe. As equipes tem algo peculiar que transforma o mero grupo na união de pessoas que sabem exatamente seu papel e importância para o sucesso das ações da equipe.

Os grupos psicológicos ou equipes são formados por pessoas que compartilham dos mesmos objetivos, que se preocupam uns com os outros e com o resultado final, sem deixar que as dificuldades atinentes ao trabalho afetem o moral e a vontade do grupo.

Cabe observar, no entanto, que no ambiente empresarial a formação de equipes é uma tarefa um pouco mais árdua, já que as pessoas são dotadas de sentimentos, anseios expectativas em relação à equipe e á empresa. De qualquer forma, podemos assim dividir os tipos mais importantes de equipes no ambiente organizacional:

1 - Equipes auto-gerenciadas, que são formadas com o intuito de criar, desenvolver ou prestar serviço determinado;

2 - Equipes funcionais, que atuam nos ramos específicos de atividade, tal qual uma equipe de Engenharia formada por engenheiros e arquitetos, cada qual atuando em seu ramo de atividade específico; como por exemplo a equipe de projetos e a equipe de acompanhamento da execução da obra, mas ambos atinentes à equipe de Engenharia;

3 - Equipes cross - funcionais, formadas por pessoas de vários departamentos e funções para executar determinada atividade, associando por exemplo, para prestar serviços de engenharia, diversos profissionais, tais como: Engenheiros, Advogados, Administradores e Contadores;

4 - Equipes resolutas de problemas, que são chamadas comumente de equipes - tarefa ou força - tarefa, formadas para resolver problema específico;

5 - Equipes virtuais, que utilizam-se da Tecnologia para desenvolver os trabalhos à distâncias, mas conectando-se e comunicando-se através da tecnologia.

Em síntese, as empresas precisam de equipes para sustentar suas ações. Neste sentido, no entanto, cabe aos líderes transformar grupos em equipes e transformar pessoas comuns, que trabalhando juntas, tornem-se vantagens competitivas para a organização.