Administrando empresas

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sexta-feira, 12 de abril de 2013

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional - Pontos importantes


Conceitos importantes acerca de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Empreendedorismo:

Análise SWOT: Forças, Fraquezas, oportunidades e ameaças.
Modelo de Michael Porter: Análise da concorrência, fornecedores, produtos substitutos e clientes.
Sociedade Limitada: Responsabilidade dos sócios limitada aos respectivos valores de cota integralizados.
Sociedade por ações: As cotas são ações negociadas em bolsa de valores.
Franchising: Técnica comercial de cessão do uso da marca, processos e produtos por meio do qual o franqueador cede o uso ao franqueado. Exemplos: Mc Donald´s, Boticário, Burguer King.

Comportamento Organizacional:

LÍDER:
Modelo dos traços de liderança: Este modelo acredita que os líderes têm certos traços em comum, dentre eles: integridade, maturidade, motivação, poder de persuasão;
Modelo contingencial de liderança: Este modelo acredita que os líderes têm certas habilidades para agir conforme o surgimento das demandas e problemas, do ambiente e das características de seus liderados;
Modelo comportamental: Acredita que os líderes têm a capacidade para coordenar e liderar seus liderados acompanhando as atividades e agindo como verdadeiros mentores e treinadores de pessoas, para que essas atinjam seus objetivos;
Liderança situacional: Acredita que o líder deve agir conforme as situações aconteçam.

INDIVÍDUO
Teoria Psicodinâmica: entende que os indivíduos são movidos pelo ID, EGO E SUPEREGO.
Teoria Integrativa: entende que os indivíduos são movidos pelas suas cognições, percepções e motivação em relação aos estímulos provenientes do ambiente empresarial.
Teoria dos Traços: entende que os indivíduos podem ser classificados segundo cinco grandes características: Extroversão, Afabilidade, Estabilidade emocional, abertura à experiência e retidão.
Grupos formais: Instituídos pela organização, estrutura formalmente constituída.
Grupos informais: Constituídos pelas pessoas, relação de amizade, grupos de interesse pessoal.
Grupo: Reunião de pessoas para consecução do objetivo.
Equipe: Reunião de pessoas para consecução do objetivo, instituídos pela organização, porém, há um relacionamento entre as pessoas baseado no senso de confiança, apoio, sensibilidade e senso de colaboração mútua, diferente do caso do grupo.
Há um tipo de grupo, os chamados Grupos psicológicos também denominados de equipe.
Processos decisórios:
Modelo tradicional: baseado em informações, dados, gráficos.
Modelo prescritivo: decisão baseada em técnicas e procedimentos tais como diagrama de Ishikawa, Diagrama de pareto (regra 80/20)
Modelo descritivo: decisão tomada em reuniões, consenso entre pessoas, baseada na experiência.

MOTIVAÇÃO
A motivação pode ser dividida em:

Intrínseca: Provenientes do próprio indivíduo, motivação interna.
Extrínseca: Estímulos provenientes do meio externo, visando à motivação por meio de salários, vale alimentação, benefícios de toda ordem.
Teoria de Mcgregor:
Vislumbra as pessoas de duas formas:
Teoria X: as pessoas são indolentes, preguiçosas e necessitam de acompanhamento contínuo e controle excessivo por parte dos líderes.
Teoria Y: as pessoas são motivadas, querem ou desejam sempre fazer o melhor e não necessitam de acompanhamento contínuo dos líderes. As pessoas buscam sozinhas à melhoria contínua, sendo comprometidas com os resultados da empresa.

Mudanças Organizacionais
Modelo PESTLEE
Identifica que a empresa é influenciada pelos fatores Políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, legais, ecológicos, éticos.
Organização: conjunto de recursos humanos e tecnológicos, visando o alcance de um objetivo, qual seja: a lucratividade.
Sistema: conjunto de partes inter-relacionadas e inter-dependentes que forma um todo único. (Sistema solar, sistema empresarial, ou seja, vários departamentos trabalham como um todo único)

Tipos de equipe:

Funcionais: são formadas de acordo com as funções. Exemplo, engenharia, tecnológica, marketing e finanças.
Cross – funcionais: formadas por diversos profissionais de diversas áreas para alcance de um objetivo, serviço ou produto. Exemplo, engenheiros, contadores e administradores trabalhando juntos para construir e comercializar determinado produto.
Autogerenciadas: atuam de forma coordenada com objetivo único, visando a execução de determinada atividade.
Equipes virtuais: trabalham em localidades distantes, mas imbuídas por um mesmo objetivo, reúnem-se virtualmente, através de videoconferência, audioconferência ou outros meios eletrônicos.
Equipes resolutas ou solucionadoras são reunidas por meio de força – tarefa para resolver problemas específicos.