Administrando empresas

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domingo, 7 de abril de 2013

O LÍDER

O líder é figura fundamental para o sucesso da organizações, entretanto, ser líder é, de fato, para poucos. Isto porque há uma distinção clara entre o exercício da liderança e o exercício do poder hierárquico desfrutado pelas chefias estabelecidas formalmente na empresa, quer sejam, supervisores, chefes ou gerentes.

O líder conquista a confiança de seus liderados e faz com que esses o sigam não pela mera superioridade hierárquica, mas pela influência positiva exercida pelas suas características natas de integridade, honestidade, simpatia, empatia, fluência verbal, inter-relacionamento pessoal e confiança.

Ao contrário do chefe ou do gerente, o líder inspira, motiva, contribui e conduz as ações naturalmente. O líder tem uma característica de fomento a participação dos liderados nas decisões.

No que tange as teorias que cercam o tema da liderança, cabe ressaltar a Teoria dos Traços, que, conforme Hitt, Miller e Colella (2007), o líder possui traços de integridade, honestidade, auto-confiança, simpatia, ética e outras, necessárias ao exercício da liderança.

Além da Teoria dos Traços, cabe citar a teoria da liderança contingencial, que, segundo Robbins (2002), a liderança é resultado do contexto em que vive o líder, sendo portanto, situacional e de acordo com os fatos, acontecimentos e ambiente organizacional.

Muitas são as teorias sobre a liderança, tais como a de autores como Blake, Vroom, no entanto, certo de fato é que o líder é o responsável pela condução das atividades das equipes com qualidade.

Neste sentido, é importante dizer que o líder, além de ser administrador é um inovador nato, um visionário, que não teme os desafios e os riscos atinentes ao objetivos a serem alcançados, cativando as pessoas de sua equipe, pelas suas habilidades pessoais.

Bibliografia:

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional: O impacto das emoções. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

HITT, Michel A.; MILLER, C. Chet e COLELLA, Adrienne. Comportamento Organizacional: uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC, 2007.