Administrando empresas

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segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aplicação da gestão do conhecimento

Reconhecidamente a gestão do conhecimento é um processo através do qual planeja-se a gestão do ativo intelectual da empresa, formado, sobretudo, pelo conhecimento tácito das pessoas e o conhecimento explicito da organização disposto em normas, processo e manuais.

Sendo assim o foco da gestão do conhecimento é o desenvolvimento também das pessoas, com efeito, busca o compartilhamento sistemático da informação e do conhecimento. Reter o conhecimento é necessário à organização, deste modo, é premente a necessidade de transformar o conhecimento tácito em explícito, visando consolidar e perenizar o know - how (saber como) da organização.

Neste sentido, não se pode esquecer a tecnologia como viabilizadora do processo de compartilhamento do conhecimento, através de portais eletrônicos, intranet, groupware (software ou programa que facilita o trabalho em grupo), videoconferencias, grupos de tarefas, divulgação de manuais contendo as melhores práticas organizacionais, circulação de boletins internos contendo informações sobre o mercado em que a empresa atua, divulgação das melhores práticas de gestão e organização.

A gestão do conhecimento envolve o compartilhamento de conhecimento entre as pessoas dentro da organização. Contudo as pessoas devem estar imbuídas do espirito de integração e cooperação, visando fomentar a criação do conhecimento tácito e transformação em conhecimento explícito.

Há que se ter uma tensão criativa, para se perceber o patamar que a organização está e o patamar onde quer chegar, identificando o gap (diferença entre o status atual e o desejado). A empresa deve desenvolver a proficiência para o conhecimento compartilhado e a gestão intelectual.

Isto posto, é de suma importância que a empresa, formada pela sua Direção, Alta Cúpula e Líderes, adote uma postura de valorização do conhecimento e das pessoas que participam da organização.