Administrando empresas

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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Comportamento Organizacional - Identificando personalidades - Uma habilidade do Administrador

Evidentemente, o comportamento humano é uma das temáticas do estudo do Comportamento Organizacional.

Deste modo, conhecer as características das pessoas é uma das habilidades de que o Administrador não pode prescindir em face da sua importância na condução das pessoas aos objetivos organizacionais.

Neste sentido, podemos destacar, as quatro teorias da personalidade, que segundo Caravantes e Kloeckner (2008), são:

Teoria dos traços, segundo a qual os padrões de comportamento são decorrentes de cinco fatores, os chamados Big Five: Extroversão, Agradabilidade, Consciência, Estabilidade Emocional e Abertura à experiência.

Teoria Psicodinâmica, que diz que a personalidade dos indivíduos dependem de três fatores, ID, Ego e Superego, o primeiro relacionado aos instintos e à satisfação do prazer, o segundo como fator que protege o ser humano por meio do medo e o terceiro que consubstancia os valores e regras da sociedade. Neste sentido o Ego, faz a ponte entre ID e Superego, de modo que o ser humano somente satisfaça seu prazer dentro dos limites e regras impostas pela sociedade e bons costumes.

Teoria Humanista, segundo a qual os indivíduos possuem uma motivação interna, para autorrealização e crescimento pessoal.

Teoria da Abordagem Integrativa, que define o comportamento humano como uma composição de emoções, fantasias, anseios, expectativas, atitudes.

Isto posto, entender como os comportamentos dos indivíduos funcionam é uma habilidade indispensável à atuação como Administrador