Administrando empresas

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terça-feira, 9 de agosto de 2011

As etapas do desenvolvimento da empresa


Toda organização possui um ciclo de desenvolvimento organizacional, no entanto, no Brasil, este ciclo tem sido curto, porquanto existe uma alta taxa de mortandade de empresas já nos primeiros anos ou até mesmo meses de funcionamento.

Cabe-nos refletir acerca do processo de criação e desenvolvimento organizacional, visando compreender as possíveis causas da mortandade empresarial de forma precoce e inesperada.

Podemos dividir a vida de uma empresa em 5 etapas:

1)      A etapa constitutiva ou idealizadora, em que os sócios fundadores planejam e organizam as atividades a serem desenvolvidas pela empresa;
2)      A etapa de divulgação do objeto empresarial e obtenção e fidelização de clientes;
3)      A etapa normativa, visando formalizar os processos da empresa;
4)      A etapa de flexibilização, visando aparar as arestas advindas de eventuais normatizações em excesso, que venham a prejudicar os processos da empresa pela excessiva burocratização;
5)      A etapa de melhoria contínua e inovação de produtos.

No Brasil, no mais das vezes, as empresas sucumbem a algumas das etapas propostas no modelo acima. Saliento, no entanto, que este é apenas um modelo resumido da vida de uma empresa; modelo cujo significado é, justamente, o levantamento de hipóteses para solução do problema, que em nosso conteúdo, estão relacionados à vida de uma organização.

Com efeito, algumas empresas não passam nem mesmo pela primeira etapa, porquanto, falta-lhes planejamento quanto à implementação da idéia inicial. Não são raras as empresas que tem excelentes volumes de vendas, concentradas, no entanto, apenas na primeira venda, pois lhes falta qualidade no produto final ofertado, para fidelizar o cliente. Aquelas que chegam a desenvolver-se e a crescer, enfrentam problemas quanto à formalização dos processos, considerando que com o crescimento da organização urge a necessidade de controle burocrático, o que, em verdade, acaba engessando os processos, se não planejados racionalmente.

As empresas que passam pelas etapas 1 a 3 possuem grandes chances de persistir no mercado, com a competitividade necessária. Com efeito, flexibilizando os processos na etapa 4 e implementando a melhoria contínua e inovação dos produtos sempre em consonância com os desejos do cliente, a empresa certamente se estabelecerá no mercado de maneira sólida.

Naturalmente, as empresas nascem pequenas, possuindo pouca ou nenhuma departamentalização, centralização das decisões na figura dos sócios proprietários, políticas de recompensas financeiras e benefícios, que mantém, no mais das vezes, apenas ao nível mínimo de mercado, bem como estrutura organizacional familiar que enseja uma administração cuja estratégia de longo prazo normalmente é ausente, além de falta prospecção quanto ao mercado futuro, e ainda, a falta de planejamento adequado de custos diretos e indiretos.

Neste sentido, importante lembrar que a disseminação de uma cultura organizacional voltada para a excelência nos processos e para a mantença e expansão do maior ativo da empresa, qual seja, o cliente, é fundamental para garantir o sucesso da organização, passando por todas as etapas demonstradas acima, desde a criação da empresa, até a sua expansão e consolidação no mercado.