Administrando empresas

Administrando empresas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A importância da boa comunicação

A comunicação é um instrumento importante em toda convivência humana. Nas organizações a comunicação se torna preponderante para manter os processos empresariais em funcionamento pleno e adequado.

A necessidade de informação permeia por toda atividade empresarial, desta forma, comunicar com exatidão e qualidade é um fundamento extremamente importante em qualquer que seja o processo, desde uma simples comunicação escrita interdepartamental, até a comunicação da missão e da visão da empresa aos seus colaboradores e aos seus clientes.

Chiavenato (1999), afirma que 90% dos problemas nas empresas advêm de falhas na comunicação. Com efeito, a informação a ser transmitida pelo emissor, pode não ser compreendida ou perfeitamente inteligível pelo receptor, o que pode causar problemas complexos, que afetam desde o relacionamento interpessoal até os resultados da organização; considerando que a execução do que fora planejado pode ficar comprometida, se a informação constante no plano não for transmitida corretamente ou apresentar lacunas e falhas.

A comunicação eficiente deve permear por todas as unidades e divisões da empresa de modo que a informação chegue ao ponto certo, no tempo certo e com a integridade necessária.

A comunicação é a base do relacionamento humano, no entanto, não é uma tarefa simples comunicar de forma a evitar informações imprecisas e/ou distorcidas.

Cabem aos administradores e líderes da empresa, comunicar com exatidão e clareza e implementar soluções que permitam o acesso à informação a todos os colaboradores, de modo que todos conheçam para onde a empresa ruma e como chegar lá.


Fonte de citação: Chiavenato. Idalberto. Administração dos novos tempos. Editora Campus.1999.