Administrando empresas

Administrando empresas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A importância de um processo de recrutamento e seleção adequado



Um processo de recrutamento e seleção adequado pode não ser a solução para todos os problemas da empresa, no entanto, trata-se de um primeiro passo importante para melhorar o capital intelectual da organização.

Com efeito, é importante, antes de proceder a um processo seletivo, fazer uma análise situacional da empresa, o que inclui, efetivamente, identificar o gap (diferença) entre a competência intelectual atual e a requerida para alcançar os objetivos organizacionais.

As empresas devem compreender e internalizar que já não se pode pensar em contratar mão-de-obra pura e simples, mas recursos intelectuais, que podem enriquecer o ativo intangível da organização, ajudando-a a conquistar as metas propostas no plano de negócios.

Grandes companhias chegam a contratar headhunters, que são os caçadores de grandes talentos, visando preencher ou ocupar, geralmente, cargos estratégicos e importantes para a consecução dos desideratos da empresa. A aquisição desses talentos significa boa probabilidade de bons resultados futuros, bem como a melhoria do capital humano da empresa.

Tecnologia, infraestrutura, organização e métodos e estratégia não são suficientes para garantir o sucesso da organização, porquanto tudo isto é manipulado, alterado, pensado e conduzido por pessoas. Um planejamento de recrutamento e seleção bem elaborado e alinhavado com a missão e visão da empresa, certamente a irá manter nos trilhos do sucesso, permitindo concomitantemente a melhoria do capital intelectual e dos resultados empresariais.