O conhecimento da organização pode ser tanto intraorganizacional, quanto inteorganizacional, mas o que isso quer dizer?
O conhecimento intraorganizacional é aquele conhecimento circunscrito aos limites internos da organização, neste sentido, é todo conhecimento criado pelo indivíduo e socializado pelo grupo, que permite a correta gestão do conhecimento intelectual da empresa.
O conhecimento interorganizacional, contudo, é o conhecimento que extrapola os limites internos da empresa e é compartilhado com outras organizações.
É neste sentido que existem os chamados cluster de empresas, que se comunicam por serem similares e que compartilham a rede do conhecimento e coabitam o mesmo território.
O mais famoso cluster conhecimento é o Vale do Silício, nos EUA, que aglomera empresas de tecnologia, justamente por ser uma região que investe fortemente na inovação, na criatividade e nos valores advindos da tecnologia.
Existe, neste sentido, tanto a Cooperação Horizontal, gerando alianças estratégicas de médio e longo prazo e a Cooperação Vertical, envolvendo diversas partes interessadas (stakeholders) da cadeia produtiva, tais como: fornecedores, distribuidores, fabricantes, além até mesmo dos clientes.
A gestão do conhecimento é sem dúvida, uma vantagem competitiva importante para as empresas da atualidade.