As empresas mais competitivas certamente estimulam o trabalho em equipe, em que a soma das capacidades das pessoas envolvidas gera um resultado muito maior e mais produtivo para a empresa.
Contudo, para formar equipes de alta performance é necessário ter lideres que fomentem o trabalho em equipe e que estimulem a participação de todos no processo. Ademais, as metas das equipes devem ser muito claras e objetivas, para que cada indivíduo reconheça o padrão de desempenho desejado pela empresa e que se espera do colaborador.
Os resultados são alcançados através das pessoas, deste modo, o trabalho em equipe traz algumas vantagens, conforme abaixo:
1) maior produtividade;
2) maior qualidade nos serviços;
3) melhoria dos processos;
4) compartilhamento de recursos;
5) soma de conhecimento.
Para que a equipe seja eficiente e eficaz é necessário, no entanto, que exista um acompanhamento sistemático dos resultados obtidos pela equipe, através do acompanhamento de competências e resultados.
Com isso, faz-se necessário estabelecer de modo consensual, com a equipe de trabalho as metas que se esperam ver atingidas num período de tempo previamente determinado. Muito embora, a avaliação de resultados seja feita em período semestral ou anual, o acompanhamento dos resultados deve ser realizado em menor período de tempo, com a finalidade de possibilitar a correção de erros na operacionalização do plano inicial.
Percebemos que dentro do micro-processo organizacional de avaliação de equipe estão previstas as macro-funções da Administração de Empresas, quais sejam: Planejamento, organização, direção e controle, através das quais é possível planejar o que as equipes deverão executar; a forma com que as equipes deverão ser organizadas; o modo como as equipes serão dirigidas e a maneira como serão controlados os resultados.
Com efeito, o estabelecimento de métodos para o acompanhamento e gestão dos resultados das equipes é essencial para corrigir erros, com vistas à persecução contínua da melhoria dos resultados organizacionais.