Não é novidade que inovação é a uma qualidade altamente desejada pelas empresas, com foco na manutenção e expansão de sua participação no mercado.
Uma empresa que inova sempre, que trabalha na melhoria contínua de seus processos aumenta consideravelmente as chances de se tornar perene no mercado e cativar mais e mais clientes. Contudo, a inovação não deve se restringir apenas ao conceito da organização enquanto pessoa jurídica. Neste sentido, não basta apenas investir em qualidade de processos, máquinas e infraestrutura para enfrentar as mudanças do mercado e a concorrência, é necessário, sobretudo, fomentar a atividade inovadora dos colaboradores que atuam na empresa.
Deste modo, o conceito, cujo nome complicado (Intrapreneurship) ou (Intra- Empreendedorismo) surge como uma boa opção ou um bom norte a ser seguido pelas organizações. Não se pode esquecer, que o Intra- Empreendedorismo visa justamente criar um comportamento organizacional que propicie a valorização das idéias dos funcionários que compõe o próprio quadro de funcionários da empresa.
O intrapreneurship visa a valorização das idéias dos funcionários de forma participativa, evitando que o know - how (conhecimento) adquirido por esses, se percam ou que transformem-se em armas da concorrência.
É certo que, o conceito do intra-empreendedorismo prega que o colaborador não precisa sair da empresa para criar o seu próprio negócio e ser um empreendedor, mas pode sê-lo dentro da própria empresa, a medida que suas idéias empreendedoras e inovativas contribuam para o sucesso da organização.
Considerando que o comportamento organizacional é o estudo do impacto das pessoas, dos grupos e da estrutura no comportamento da organização, como meio para alcançar os melhores resultados possíveis, o intrapreneurship é uma boa prática de gestão a ser aplicada às organizações, uma vez que pode contribuir para melhorar a eficiência da organização a partir das próprias idéias dos colaboradores ou funcionários.