Administrando empresas

Administrando empresas

domingo, 10 de março de 2013

Comportamento Organizacional - Modelo de Conversão do conhecimento - SECI

O modelo de conversão do conhecimento SECI de Nonaka e Takeuchi (1996) prega, em síntese, a existência de quatro fases na conversão do conhecimento que influencia o Comportamento Organizacional:

Do acrônimo SECI as quatro fase são: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.

Socialização: o conhecimento é transmitido através da prática, observação e imitação e ocorre de indivíduo para indivíduo.

Externalização: O conhecimento tácito aprendido na socialização é externalizado e transformado em documentos, manuais que permitiram à empresa desenvolver suas atividades registrando as normas pelas quais ocorrerá o procedimento. O conhecimento tácito da socialização transforma-se em conhecimento explícito consubstanciados pelas normas.

Combinação: As fontes do conhecimento adquiridos durante a Socialização e a Externalização são combinados e criam novos conhecimentos para a empresa ou organização. 

Internalização: Os conhecimentos agora transformados de tácitos para explícitos são internalizados pelos empregados e geram conhecimentos para toda a organização.


Tomemos um exemplo real: O jogador de futebol aprende a jogar vendo outros, ou seja, tem conhecimento tácito. O jogador externaliza este conhecimento. O técnico normatiza o esquema tático de acordo com a habilidade do jogador. O técnico combina o conhecimento tácito do jogador com o explícito do esquema tático. Os jogadores internalizam o conhecimento e implementam a tática ao jogo de futebol como time de futebol.

O conhecimento inicialmente tácito, vira explícito e ajuda o time todo a obter o sucesso.