O simples agrupamento de pessoas num local de trabalho não traz por si só o alicerce para resultados positivos. No entanto, quando este agrupamento de pessoas torna-se uma equipe, está criado o ambiente propício à consecução de bons resultados.
Neste sentido, diferenciam-se os grupos de equipes, uma vez que essas trabalham de forma coordenada, interdependentes e alinhadas ao objetivo final da empresa.
As equipes estão unidas em torno de objetivos, trabalham em uníssono; cada colaborador compromete-se pelo resultado do todo e sente-se parte atuante e importante à equipe, à medida que recebem o poder de decidir e enxergam exatamente o impacto de suas atividades para o resultado final da organização.
No entanto, para se construir equipes de trabalho, é necessário constituí-las de pessoas que se adaptem à novas tarefas, mudanças e que saibam trabalhar juntas.
Ademais, o trabalho em equipe permite as vantagens do conhecimento multidisciplinar de seus participantes, o que enriquece o resultado obtido.
Importante salientar, que as equipes deverão ser dotadas de alta capacidade sistêmica, ou seja, de enxergar o todo, os objetivos da organização e a importância da equipe para a empresa.
Não obstante caberá aos líderes dentro da organização, dotar as equipes de senso de direção e objetividade em face dos resultados almejados pela empresa. Além disso, cabe à liderança, conduzir eficientemente as equipes ao resultado, através de habilidades de comunicação, atitude e conhecimento.
Há vantagens notórias em se trabalhar em equipes, dentre elas podemos citar: Maior comprometimento das pessoas; maior eficiência, sinergia, compartilhamento do conhecimento, diminuição das falhas na comunicação e mitigação da formação de grupos de interesse dentro da organização.