Administrando empresas

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sexta-feira, 22 de agosto de 2014

EMPATIA

Empatia é uma característica extremamente importante e que deve ser atributo de todos os profissionais dentro das equipes de trabalho. Isto porque para que as equipes sejam eficientes, há que se fazer presente a interação humana adequada.

Neste sentido, cabe salientar que a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender e ouvir o seu colega de trabalho e mais, de ver o seu colega de trabalho, desfazendo-se de todo e qualquer tipo de egocentrismo ou prepotência que possa obstaculizar o entendimento do outro em sua completude.

Isto não quer dizer concordar sempre com a outra pessoa, mas colocar-se em seu lugar, de modo a compreender as razões ou a lógica que a levam a pensar ou agir de determinada maneira.

Trata-se de requisito fundamental para a criação de equipes de alta performance, uma vez que a colaboradores que fazem uso da empatia, tendem a desenvolver-se profissionalmente e contribuem, por conseguinte, para o desenvolvimento da equipe e da empresa