No ambiente empresarial o
relacionamento humano é imprescindível, porquanto de pessoas são formadas às
empresas. Neste contexto, eis que surgem os conflitos, as divergências, as
discussões e, em especial, a intolerância.
Notório que as pessoas pensem
diferente, pois possuem modelos mentais diferentes, experiências de vida
diferentes e cultura diferentes. Ademais, possuem conduta que muitas vezes é
fruto do meio em que vivem.
Não obstante, é na empresa que
afloram os desejos de crescimento enquanto profissional. Neste sentido, há uma
necessidade de auto-afirmação e de reconhecimento pelo grupo de trabalho que
perpassa na “cabeça” de muitos profissionais, pela necessidade de impor
defeitos ou desqualificação aos trabalhos desempenhados por colegas de equipe.
As acusações mútuas são como
pedras lançadas num lago que geram ondas de ignorância e desrespeito pelo
ambiente, desse modo, o exercício da tolerância, da empatia e do respeito pelos
colegas de equipe são imprescindíveis para a empresa.
Há que se ter tolerância e mesmo paciência
com os erros provenientes do crescimento dos participantes da equipe. O erro
faz parte do exercício do trabalho, deste modo, apenas criticar o profissional
não faz daquele que o critica um mestre de sapiência e qualidade profissional,
mas tão e somente o faz um profissional imaturo e desprovido de senso de trabalho
em equipe.
Neste sentido, hão de se promover
as críticas produtivas e construtivas que objetivem a resolução de problemas,
com respeito aos profissionais da empresa, por meio da tolerância e da empatia
pelos colegas de equipe.