Na atualidade os clientes têm a
sua disposição produtos que cada vez mais se equiparam em termos técnicos.
Principalmente em relação a produtos eletrônicos, mesmo as marcas menos
conhecidas conseguem equiparar a qualidade e/ou funcionalidade de alguns
produtos mais conhecidos no mercado.
O exemplo dos aparelhos celulares
é típico, uma vez que muitas marcas atingem performances similares. Deste modo,
resta agregar valor ao produto por meio de outras qualidades, tais como:
agilidade na entrega e distribuição, agilidade e qualidade de serviços
pós-venda, em relação à manutenção dos equipamentos defeituosos, bem como
logística reversa para manter a garantia de produtos.
Neste sentido, não adianta apenas
investir em marketing, porquanto as grandes empresas sabem que o melhor
marketing é prestar um serviço de qualidade aos clientes. Reconhecidamente,
marcas como Wal Mart, Mc Donald´s, Apple, Dell, HP, IBM não são descritas como
empresas de qualidade apenas porque escolheram o melhor agente publicitário,
mas porque, de fato, agregando valor aos serviços e aos produtos que ofertam
aos clientes.
Não se pode olvidar, que muitas
vezes a decisão do cliente por comprar um produto leva em consideração, por
exemplo, a disponibilidade do produto, porquanto a maior parte das mercadorias
atualmente são consideradas substituíveis facilmente pelos de outras marcas.
Com efeito, cabe às empresas
manter uma cadeia de suprimentos adequada que permita logística ágil de
entrega, pós venda adequado e disponibilidade do produto.