Notadamente, o feedback é um instrumento de motivação nas
empresas. Em verdade, segundo os estudos de Hackman e Oldham (1975), o feedback
é essencial para a Qualidade de Vida no trabalho, porquanto, dá ao empregado o
devido retorno acerca de seu rendimento e desempenho no trabalho, contribuindo,
sobremaneira para o atendimento dos fatores satisfacientes definidos por
Herzberg,
Neste
sentido, para
Rodrigues (1994, p. 48), Mayo, Maslow, Mcgregor e Herzberg, deram origem à base
conceitual para que o tema Qualidade de Vida no Trabalho pudesse ser melhor
desenvolvido:
Mayo
mostrou a importância do fator psicológico como determinante do agir dos
músculos. As necessidades humanas apresentadas por Maslow interligam-se ou
justificam a "visão" do trabalhador nos diversos níveis de
crescimento, que influenciam o seu agir hoje. McGregor, com sua Teoria X e
Teoria Y, dá início à modificação das atribuições da tarefa do indivíduo no
trabalho. E finalmente Herzberg, introduzindo os "dois fatores",
propõe a motivação do indivíduo com base no enriquecimento do cargo.
Segundo Drucker (1990, p.51), “as decisões sobre pessoas são
consumidoras de tempo pela simples razão de que o bom Deus não criou as pessoas
como “elementos” para uma organização” (grifo do autor).
Drucker foi muito feliz ao desenvolver tal pensamento, pois,
em verdade, as pessoas devem e precisam ser moldadas às necessidades da
empresa. As pessoas não nascem seres corporativos, segundo Drucker (1990, p.51)
“na melhor das hipóteses as pessoas são sempre “quase perfeitas”.(grifo do
autor).
No entanto, para tornar as pessoas eficazes em suas funções,
identifica-se o feedback como importante instrumento motivacional, porquanto é
da natureza humana sorver os estímulos positivos resultantes do trabalho
desenvolvido com excelência, como efeito motivador para a produção de novos
trabalhos igualmente excelentes ou ainda melhores.
A motivação humana por ser deveras complexa deve ser tratada
com o cuidado necessário tanto pela área de gestão de pessoas, quanto pelos
supervisores ou chefia imediata, por se tratar de uma das variáveis constantes
dos trabalhos de Hackman e Oldham (1975), que influenciam a qualidade de vida
do trabalhador.