Administrando empresas

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quarta-feira, 9 de maio de 2012

O FEEDBACK DE RETORNO QUANTO AO DESEMPENHO INDIVIDUAL


Notadamente, o feedback é um instrumento de motivação nas empresas. Em verdade, segundo os estudos de Hackman e Oldham (1975), o feedback é essencial para a Qualidade de Vida no trabalho, porquanto, dá ao empregado o devido retorno acerca de seu rendimento e desempenho no trabalho, contribuindo, sobremaneira para o atendimento dos fatores satisfacientes definidos por Herzberg,
Neste sentido, para Rodrigues (1994, p. 48), Mayo, Maslow, Mcgregor e Herzberg, deram origem à base conceitual para que o tema Qualidade de Vida no Trabalho pudesse ser melhor desenvolvido:

Mayo mostrou a importância do fator psicológico como determinante do agir dos músculos. As necessidades humanas apresentadas por Maslow interligam-se ou justificam a "visão" do trabalhador nos diversos níveis de crescimento, que influenciam o seu agir hoje. McGregor, com sua Teoria X e Teoria Y, dá início à modificação das atribuições da tarefa do indivíduo no trabalho. E finalmente Herzberg, introduzindo os "dois fatores", propõe a motivação do indivíduo com base no enriquecimento do cargo. 


Segundo Drucker (1990, p.51), “as decisões sobre pessoas são consumidoras de tempo pela simples razão de que o bom Deus não criou as pessoas como “elementos” para uma organização” (grifo do autor).

Drucker foi muito feliz ao desenvolver tal pensamento, pois, em verdade, as pessoas devem e precisam ser moldadas às necessidades da empresa. As pessoas não nascem seres corporativos, segundo Drucker (1990, p.51) “na melhor das hipóteses as pessoas são sempre “quase perfeitas”.(grifo do autor).

No entanto, para tornar as pessoas eficazes em suas funções, identifica-se o feedback como importante instrumento motivacional, porquanto é da natureza humana sorver os estímulos positivos resultantes do trabalho desenvolvido com excelência, como efeito motivador para a produção de novos trabalhos igualmente excelentes ou ainda melhores.

A motivação humana por ser deveras complexa deve ser tratada com o cuidado necessário tanto pela área de gestão de pessoas, quanto pelos supervisores ou chefia imediata, por se tratar de uma das variáveis constantes dos trabalhos de Hackman e Oldham (1975), que influenciam a qualidade de vida do trabalhador.