Administrando empresas

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sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O processo de agregar valor ao cliente

Agregar valor ao cliente não é uma tarefa fácil, no entanto, é extremamente necessário num mercado competitivo.

Oferecer assistência técnica, treinamento, atendimento pós-venda adequado, e quando possível, de maneira individualizada, certamente agrega valor ao produto oferecido ao cliente e tendem a fidelizar a clientela.

Não são raras as vezes que o cliente não tem após a compra do produto, uma assistência técnica adequada. Mais ainda, não são raras as vezes que a própria rede credenciada, que visa garantir a manutenção do produto que apresente defeito é inexistente.

Soma-se a isso a falta de uma rede de distribuição adequada, que no mais das vezes pode causar insatisfação ao cliente, que não recebe no prazo combinado o seu produto.

O foco no cliente, passou nos últimos anos a ser um jargão amplamente difundido no âmbito das empresas, porém tornar isso realidade exige esforços inequívocos e corretamente direcionados à minimização de problemas que possam afetar a satisfação do cliente.

Dentre outros, existe a necessidade de canalizar esforços para a melhoria de:

Ø      Qualidade do produto
Ø      Qualidade do atendimento na venda;
Ø      Qualidade do atendimento pós-venda;
Ø      Qualidade da distribuição e entrega;
Ø      Qualidade da assistência técnica.

Outrossim, qualificar a mão-de-obra que faz desta logística, um meio eficiente e eficaz para a satisfação do cliente, é fundamental para toda empresa, cujo foco esteja na mantença e crescimento da participação no mercado e aumento da lucratividade.