Administrando empresas

Administrando empresas

sábado, 31 de maio de 2014

Gestão de problemas

O trabalho do Administrador passa pela necessidade de solução de problemas. Toda empresa pretende que o Administrador resolva de fato, os problemas, porquanto faz parte das funções do Administrador planejar, organizar, dirigir e controlar.

Não ter medo dos problemas é por isso, premissa básica para todo bom Administrador, além de boa dose de ousadia aliada a muito, muito conhecimento adquirido através da leitura, da participação em seminários e do contato com outros profissionais.

O Administrador precisa ainda, utilizar as técnicas de gestão adequadas a cada caso, para a solução dos problemas. Neste sentido, não podemos deixar de citar que a utilização da ferramenta do PDCA (Planejar, Fazer, Controlar e Agir) é uma dos mais importantes métodos para solução dos problemas uma vez que cria uma cultura voltada para o planejamento prévio a qualquer execução, bem como o acompanhamento dos resultados e a aplicação de contramedida caso a execução não tenha saído como esperado.

Neste sentido, o trabalho de solução de problemas é um ciclo constante que, sobretudo, a melhoria contínua. Sempre há algo que pode ser melhorado, nada é infalível, no entanto, reconhecer isso é a primeira barreira a ser enfrentada no processo de melhoria, porquanto se trata de barreira natural do ser humano, rechaçar toda e qualquer constatação de que algo de errado está ocorrendo no âmbito do seu trabalho.
Os problemas estão nas empresas privadas, nas organizações públicas, nas organizações filantrópicas e outras instituições.


Reconhecer os erros, assumir que não sabemos tudo no âmbito de nosso trabalho e trabalhar para que os problemas sejam solucionados, além de fomentar  uma política empresarial de valorização das pessoas que identificam erros e os corrigem são tarefas importantes e que dependem da atuação incisiva e pujante dos administradores.