O trabalho do Administrador passa
pela necessidade de solução de problemas. Toda empresa pretende que o Administrador
resolva de fato, os problemas, porquanto faz parte das funções do Administrador
planejar, organizar, dirigir e controlar.
Não ter medo dos problemas é por
isso, premissa básica para todo bom Administrador, além de boa dose de ousadia
aliada a muito, muito conhecimento adquirido através da leitura, da
participação em seminários e do contato com outros profissionais.
O Administrador precisa ainda,
utilizar as técnicas de gestão adequadas a cada caso, para a solução dos
problemas. Neste sentido, não podemos deixar de citar que a utilização da ferramenta
do PDCA (Planejar, Fazer, Controlar e Agir) é uma dos mais importantes métodos para
solução dos problemas uma vez que cria uma cultura voltada para o planejamento
prévio a qualquer execução, bem como o acompanhamento dos resultados e a
aplicação de contramedida caso a execução não tenha saído como esperado.
Neste sentido, o trabalho de
solução de problemas é um ciclo constante que, sobretudo, a melhoria contínua.
Sempre há algo que pode ser melhorado, nada é infalível, no entanto, reconhecer
isso é a primeira barreira a ser enfrentada no processo de melhoria, porquanto se
trata de barreira natural do ser humano, rechaçar toda e qualquer constatação
de que algo de errado está ocorrendo no âmbito do seu trabalho.
Os problemas estão nas empresas
privadas, nas organizações públicas, nas organizações filantrópicas e outras instituições.
Reconhecer os erros, assumir que
não sabemos tudo no âmbito de nosso trabalho e trabalhar para que os problemas
sejam solucionados, além de fomentar uma
política empresarial de valorização das pessoas que identificam erros e os
corrigem são tarefas importantes e que dependem da atuação incisiva e pujante
dos administradores.