Todo bom jogador conhece seu “score”, portanto, criar e acompanhar indicadores visando verificar a situação do andamento dos processos e dos negócios empresariais é fundamental para geri-los e aperfeiçoá-los.
Muito embora seja essencial, não é raro encontrar empresas, principalmente as micro e pequenas, que não dispõe de acompanhamento dos negócios empresarias através de indicadores, quais sejam: indicadores de vendas, histórico de vendas por produtos, indicadores de satisfação dos clientes e outros.
É necessário focar os resultados e contribuições a serem feitas pelas equipes dentro da empresa para que estes aconteçam da forma esperada. Entender que os resultados não se fazem por si sós, também é fundamental para os negócios. A despeito da desorganização e da falta de planejamento dos negócios das micro e pequenas empresas brasileiras, considerando o alto índice de “morte” prematura, persiste arraigado no inconsciente dos pequenos empresários de que os resultados aparecerão por si sós.
Importante entender que nada é perfeito, principalmente algo tão complexo quanto à abertura de uma microempresa ou de uma pequena empresa. Contudo, a ausência de um planejamento que dê suporte ao andamento dos processos empresarias, levará a empresa, certamente, ao fechamento de suas “portas” em pouco tempo.
Não podemos olvidar, no entanto, que a falta de conhecimento afeta a grande parte dos micro e pequenos empreendedores, que ao desconhecer as técnicas de gestão e administração acabam fadando os negócios ao fracasso.
Entender as regras do jogo e as técnicas de Administração é mais do que necessário para mantença das empresas no mercado.