Administrando empresas

Administrando empresas

domingo, 14 de setembro de 2014

PLANO DE NEGÓCIOS

Um plano de negócios bem elaborado, abre caminho para o sucesso do empreendimento. Isso porque planejar é a primeira e mais importante tarefa do empreendedor. É preciso planejar antes de empreender, para que os riscos, inerentes à atividade empresarial sejam minimizados.

Não é a toa que a ferramenta da qualidade do PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT) traga como primeira tarefa o “PLAN” de planejar. Não obstante um bom plano de negócios deve contemplar, dentre outros aspectos, o mapeamento de tudo o que será feito, definir os limites do negócio a ser implantado, identificar riscos, pontos fortes, pontos fracos, com a finalidade de analisar o investimento a ser realizado.

Mas isso não é o bastante, o empreendedor deve tomar certos cuidados em relação ao capital de giro necessário para o início das atividades da empresa, com vistas a suportar os gastos iniciais durante o tempo em que a empresa não auferir receita suficiente para se manter.

Ademais, é importante que se faça cálculos adequados do ponto de vista econômico, para projetar receitas no tempo, bem como considerar os encargos inerentes às atividades, tais como tributos, inflação, gastos administrativos e operacionais, além de previsão de créditos para liquidação duvidosa (calotes).


Neste sentido, para empreender com perenidade, primeiro faz-se necessário planejar com qualidade.