Administrando empresas

Administrando empresas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Teoria da Informação e a Administração de empresas

A Administração de empresas é uma arte; uma arte que ajuda a construir empresas e a edificar a sociedade.
Deste modo, reconhecendo a importância da administração de recursos humanos e materiais escassos, o homem tentou, ao longo dos anos, descobrir qual é a melhor aplicação dos métodos administrativos para alcançar o melhor resultado.
Iniciando na teoria da administração científica de Taylor, passando pela teoria da burocracia de Weber e chegando as mais recentes técnicas administrativas, o homem busca a maximização de resultados.
Neste sentido, cada momento da história humana é marcado por uma teoria da administração. E neste contexto não se pode deixar de citar que na era atual, os administradores agem sob os princípios da teoria da informação.
Nunca a informação foi tão relevante para as empresas. Tê-la, conquistá-la e processá-la é fundamental para conquistar os objetivos organizacionais. Com efeito, a utilização de Sistemas de Informações Gerenciais, que utilizem da tecnologia da informação (TI) é imprescindível.
Os sistemas de informação gerenciais (SIG) nada mais são do que organizadores de informações, que transformam dados e controles que estão dispersos entre as unidades ou departamentos da organização, em um controle sistemático de informações único e disponível a todas as áreas.
Deste modo, podemos dizer que a alteração em um dado de venda de um produto, gera uma informação que fica disponível não somente à área comercial da empresa, mas simultaneamente disponível á outras áreas que terão, igualmente, acesso ao sistema.
Podemos dizer que a nova teoria administrativa, a que estamos submetidos, é a teoria da informação, porquanto com base em informações precisas, instantâneas e íntegras, tomamos decisões mais ágeis e consonantes com o objetivo da empresa.

A teoria da informação dá ênfase, principalmente, ao compartilhamento da informação e do conhecimento, por meio da tecnologia da informação e instrumentos tecnológicos de promoção e compartilhamento do conhecimento.