Administrando empresas

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domingo, 8 de setembro de 2013

O gerenciamento da cadeia produtiva (CRM e SCM)

Pesquisas apontam que 80 a 90% dos lucros são gerados por 10 a 20% da carteira de clientes. Além disso, o custo de vender para um novo cliente pode chegar a 6 vezes mais em comparação com clientes já existentes.
Contudo, eis que surge a necessidade de identificar os 20% de clientes mais valiosos da empresa, bem como buscar alternativas para incrementar esse número.
É necessário utilizar, sobretudo, um bom sistema de SCM (Suplly Chain Management) ou gerenciamento da cadeia de suprimento visando identificar a demanda, identificar fornecedores importantes ao processo produtivo, monitorar o processo de distribuição e gerenciamento da oferta, dentro outros aspectos relevantes.
Ademais, cabe ressaltar a necessidade de utilização de um bom sistema CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente, com a finalidade de identificar as necessidades dos clientes, apoiando os processos de marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Cabe ressaltar que a gestão da cadeia de suprimentos é essencial para auxiliar fornecedores, distribuidores e clientes a compartilharem informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque e entrega de produtos, com a finalidade de buscar insumos e recursos necessários para manter o processo produtivo em funcionamento, garantindo a eficiência da empresa.
A mantença do poder competitivo das empresas depende do ajustamento de seus processos em face das necessidades de mercado, organizando a cadeia produtiva formada por fornecedores primários, secundários e terciários.
Como exemplo, cabe citar o processo de produção de um microcomputador. O microcomputador pessoal (PC) é formado por diversos componentes, quais sejam: memória, placa-mãe, HD, entre outros, deste modo, se gerencio uma empresa que produz computadores, necessitarei de memórias, que por sua vez serão fabricadas por outras empresas, que necessitam de insumos e materiais como silício e metais, que serão fornecidos ou comprados de outras empresas.
Esta cadeia de suprimentos deve ser gerenciada pela empresa, além de, é claro, a cadeia de clientes, uma vez que o fabricante do microcomputador vende a uma distribuidora, que é seu cliente direto, que por sua vez vende o microcomputador a outro cliente, ou seja, existe uma cadeia de clientes igualmente, que compõe ou necessitam do fabricante.
Todo este processo pode ser melhorado pela implementação de sistemas integrados de gerenciamento produtivo do tipo SCM e CRM.