Administrando empresas

Administrando empresas

sábado, 16 de março de 2013

A INOVAÇÃO e a CRIATIVIDADE - Requisitos vitais para as empresas

Do Latim Innovare que significa mudar, renovar pela aglutinação do prefixo IN e da palavra Novus, ou seja algo novo, inovador, que altere ou modifique o status quo ou estado atual, situação atual.

Sobretudo, inovar, significa manter a empresa viva e perene no mercado, uma vez que permite às empresas, tornarem, elas próprias, obsoletos os seus produtos e/ou serviços antes que os concorrentes o façam.

Inovar é absolutamente necessário a qualquer empreendimento. Desde as inovações introduzidas pela II Revolução Industrial, principalmente no que se refere ao motor à combustão e à eletricidade e as atividades industriais de alta capacidade produtiva, até o uso intenso da tecnologia da informação atualmente nas organizações modernas, tudo passa inicialmente pela criatividade humana.

Criatividade originada da palavra em Latim CREARE, que significa crescer, erguer e produzir, que serve como verdadeira sustentação e fomento da inovação, uma vez que permite o surgimento de novas idéias e novos modos de se executar determinada tarefa ou serviço.

Não se pode olvidar ou esquecer, que a Inovação no mundo empresarial atual, é o alicerce para manter a lucratividade das empresas. Uma organização que não inova seus processos, possivelmente será superada por seus concorrentes. Portanto, inovar não é mais apenas um pequeno conceito supérfluo da ciência da Administração de Empresas, mas um requisito essencial para qualquer organização, uma vez que são sistemas abertos que interagem com o ambiente externo, estando sujeitas as variantes do mercado.

O processo de Inovação deve compor as atividades precípuas da organização e ser vista por todos os colaboradores que nela atuam, como atividade essencial e de responsabilidade de todos dentro da organização.

Podemos citar vários exemplos de empresas inovadoras, que praticam constantemente o reinvento de seus processos e produtos, tais como: Google, MC Donald´s, Microsoft, Motorola, Volkswagen, Petrobras, Correios, Gerdau e tantas outras, que por terem processos de inovação tornaram-se perenes no mercado; algumas centenárias.

Mas a inovação não deve fazer parte apenas da rotina de grandes organizações, mas também de pequenos empreendimentos que precisam constantemente reinventar seus processos, produtos, estrutura organizacional e serviços, com a finalidade principal de oferecer sempre melhores produtos ou serviços aos clientes.