Administrando empresas

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quinta-feira, 5 de abril de 2012

O planejamento estratégico e a área de gestão de pessoas

O planejamento estratégico, em conjunto com a missão e a visão da empresa, são instrumentos deveras importantes para o comprimento dos desideratos da organização.

Entretanto, conforme disse Senge, em a Quinta Disciplina, a grande dificuldade dos executivos é transmitir a estratégia empresarial para toda a empresa com eficiência. Muito embora a grande maioria dos executivos; segundo Senge, tenham absoluto conhecimento da estratégia da empresa, poucos conseguem transmiti-la com eficiência.

Além disso, segundo Kaplan e Norton, uma das barreiras ao sucesso do planejamento estratéico, com base no balanced scorecard, é a questão do feedback de retorno, visando o acompanhamento dos indicadores estratégicos. Para Kaplan e Norton, no mais das vezes o feedback de retorno vislumbra apenas o médio prazo, ou seja, trata-se de um feedback tático e não estratégico, impactando nos resultados da corporação ao longo prazo e prejudicando a persecução dos objetivos que permitirão o atingimento da visão organizacional.

Neste contexto, não se pode olvidar, que para o atendimento da estratégia há que se construída uma organização em cuja cultura permeie a aprendizagem organizacional, conforme prevista por Senge.

Cabe ressaltar, entretanto que, quando se aborda o tema aprendizagem organizacional, isto não significa alocar pessoas numa sala de aula e transmitir conhecimento de maneira pura e simples. Há a necessidade de que a aprendizagem seja contínua e permeie em todas as ações dentro da organização, quer seja na implementação de uma sistemática de aprendizado e treinamento no local de trabalho; quer seja na disseminação dos desideratos, visão e cultura desejáveis para o sucesso da empresa, quer seja pela sinergia entre as áreas da organização, através de uma cultura de disseminação das melhores práticas dentro da organização, alinhadas ao plano estratégico.

É neste contexto organizacional que a área de gestão de pessoas da empresa deve cumprir seu papel de ponte entre o plano estratégico da empresa e os anseios dos empregados. Há que se implementar políticas de gestão de pessoas em consonância com as metas organizacionais. 

A área de gestão de pessoas deve perquirir constantemente quais são os anseios dos empregados, deve ainda, ter conhecimento pleno dos objetivos organizacionais, assim como outras áreas da empresa.

Contudo, não se pode deixar de ressaltar que a área de gestão de pessoas, ao lidar diretamente com os recursos que proverão a estrutura organizacional de meios para alcançar a visão, representa papel fundamental para o atendimento dos desideratos da organização.