Administrando empresas

Administrando empresas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O segredo das empresas Centenárias

A empresa deve ser vista como um sistema “vivo” e dinâmico sujeito a mudanças constantes, advindas tanto do ambiente interno, quanto do ambiente externo. A cultura organizacional influencia o comportamento do sistema organizacional e cria a imagem da empresa perante seus clientes.

A organização é a união das pessoas em torno da busca de um objetivo comum, muito maior que o simples retorno sobre o investimento, ao menos, naquelas empresas de notório sucesso.

Recente pesquisa da revista Forbes aponta e comprova que as empresas centenárias têm algo em comum, o sentimento subjacente das pessoas em busca de algo maior que o simples retorno financeiro para a organização. Ou seja, a cultura organizacional destas empresas são tão emblemáticas e fortes que as pessoas as seguem como objetivo de vida, transcendendo apenas os interesses empresariais.

No entanto, uma cultura organizacional não é criada da noite para o dia e muito menos mantida ao longo do tempo, sem esforço considerável da organização; o processo de criação de uma cultura organizacional é lento e gradativo de forma que possa ficar arraigado na cultura organizacional. Os valores, a visão e a missão passam a ser não só da empresa, mas tornam-se padrões altamente desejados pelas pessoas que compõe a organização, cuja estrutura passa a ser vista como uma verdadeira entidade familiar, cujos sentimentos de proteção e amor passam a ser cultuados e transmitidos ao longo do tempo pelas pessoas.

O fato é que o desafio das empresas que querem estar entre as organizações centenárias ou a chave para conquistar aquilo que podemos definir como empresa de sucesso, passa, certamente, por um processo incessante e incansável de fazer das pessoas seu mais importante ativo.