As teorias de sistemas, teoria da
matemática, teoria da tecnologia da Informação e teoria contingencial, são inequivocamente
teorias fundamentais para aplicação em qualquer corporação moderna.
Trata-se de teorias
complementares e cujos objetivos visam fundamentalmente à melhoria
organizacional, senão vejamos:
A teoria da matemática visa a
busca da solução de problemas através de métodos matemáticos previstos na
probabilidade e na estatística; a teoria da tecnologia da informação visa a
utilização da tecnologia para construção de um processo produtivo mais ágil e
eficiente, através do uso de sistemas de informação que possibilitem decisões
mais confiáveis e eficientes; a teoria contingencial prevê a aplicação
organizacional em função das variáveis e mudanças do mercado e a teoria de
sistemas, visa, principalmente, vislumbrar a empresa como um todo único e
indissociável em que cada área tem importância “sine qua non” no processo
produtivo, e que, portanto, precisa conhecer as funções e processos
desenvolvidos em todas as áreas da empresa.
Cada qual com a sua função dentro
da empresa; pode-se identificar a aplicabilidade de cada uma das técnicas no
processo produtivo, quer seja, na melhoria da interação com o cliente através
do uso da tecnologia da informação, quer seja na determinação matemática da
solução em face dos indicadores e metas estabelecidos.
Não se pode olvidar, que em face
das constantes mudanças de mercado, principalmente em face da volatilidade dos
desejos dos clientes, a teoria contingencial acaba se tornando uma
característica fundamental da empresas, ou seja, verificar tendências de
mercado, tais como: aumento ou diminuição de consumo do produto ofertado pela
empresa, ensejando o redesenho de processos e produtos orientados para tal
mudança.
Neste sentido, de nada adianta insistir
na venda do CD (Compact Disk) se a maior parte das músicas desejadas pelos
clientes deve ser disponibilizada no formato MP3; ou continuar a fazer a
locação de filmes em DVD, se os clientes desejam agora o Blu-Ray. Deste modo,
há que se verificar tendências de mercado; tendências de aumento ou redução do
consumo, aplicando a teoria da contingência.
E o que falar então da teoria de
sistemas, em especial, o uso da visão holística e sistêmica, da Quinta
Disciplina proposta por Peter Senge (As organizações que aprendem), em que cada
área deve focar a melhoria de sua parcela produtiva, mas sempre em consonância
com os propósitos e objetivos superiores da organização, contribuindo para o
sucesso organizacional.
As teorias da administração são
complementares, sendo que uma não exclui a outra, possibilitando a utilização de
diversas, concomitantemente, para melhor organização das empresas.