Administrando empresas

Administrando empresas

domingo, 1 de setembro de 2013

Teorias da administração (Sistemas, TI, Contingência e Matemática)

As teorias de sistemas, teoria da matemática, teoria da tecnologia da Informação e teoria contingencial, são inequivocamente teorias fundamentais para aplicação em qualquer corporação moderna.
Trata-se de teorias complementares e cujos objetivos visam fundamentalmente à melhoria organizacional, senão vejamos:
A teoria da matemática visa a busca da solução de problemas através de métodos matemáticos previstos na probabilidade e na estatística; a teoria da tecnologia da informação visa a utilização da tecnologia para construção de um processo produtivo mais ágil e eficiente, através do uso de sistemas de informação que possibilitem decisões mais confiáveis e eficientes; a teoria contingencial prevê a aplicação organizacional em função das variáveis e mudanças do mercado e a teoria de sistemas, visa, principalmente, vislumbrar a empresa como um todo único e indissociável em que cada área tem importância “sine qua non” no processo produtivo, e que, portanto, precisa conhecer as funções e processos desenvolvidos em todas as áreas da empresa.
Cada qual com a sua função dentro da empresa; pode-se identificar a aplicabilidade de cada uma das técnicas no processo produtivo, quer seja, na melhoria da interação com o cliente através do uso da tecnologia da informação, quer seja na determinação matemática da solução em face dos indicadores e metas estabelecidos.
Não se pode olvidar, que em face das constantes mudanças de mercado, principalmente em face da volatilidade dos desejos dos clientes, a teoria contingencial acaba se tornando uma característica fundamental da empresas, ou seja, verificar tendências de mercado, tais como: aumento ou diminuição de consumo do produto ofertado pela empresa, ensejando o redesenho de processos e produtos orientados para tal mudança.
Neste sentido, de nada adianta insistir na venda do CD (Compact Disk) se a maior parte das músicas desejadas pelos clientes deve ser disponibilizada no formato MP3; ou continuar a fazer a locação de filmes em DVD, se os clientes desejam agora o Blu-Ray. Deste modo, há que se verificar tendências de mercado; tendências de aumento ou redução do consumo, aplicando a teoria da contingência.
E o que falar então da teoria de sistemas, em especial, o uso da visão holística e sistêmica, da Quinta Disciplina proposta por Peter Senge (As organizações que aprendem), em que cada área deve focar a melhoria de sua parcela produtiva, mas sempre em consonância com os propósitos e objetivos superiores da organização, contribuindo para o sucesso organizacional.

As teorias da administração são complementares, sendo que uma não exclui a outra, possibilitando a utilização de diversas, concomitantemente, para melhor organização das empresas.