Administrando empresas

Administrando empresas

domingo, 11 de maio de 2014

As Universidades Corporativas e a Gestão do Conhecimento

É unânime o entendimento de que a gestão do conhecimento é imprescindível para as empresas na era atual. Não obstante, a gestão do conhecimento se faz com políticas estratégicas que reconheçam, de fato, a importância de uma gestão do conhecimento adequada, de modo que se possa envolver a totalidade dos colaboradores no processo de aprendizagem e transmissão do conhecimento.

Neste contexto, muitas grandes empresas instituem Universidades Corporativas para este fim, como é o caso da AMBEV e dos CORREIOS. Não obstante, as Universidades Corporativas buscam dar forma e padrão ao processo de transmissão do conhecimento, para formar colaboradores alinhados à política estratégica da empresa.

As Universidades Corporativas (UC) são um instrumento empresarial poderoso, na difícil tarefa de disseminar modelos e métodos que estejam em consonância com as necessidades da empresa. Com efeito, o que se verifica com a implementação de uma UC, é que essa fomenta o desenvolvimento das pessoas, buscando, inclusive, que essas assumam também um papel docente perante seus pares na organização.
As UC´s, buscam garantir que nenhum colaborador execute uma tarefa sem que antes tenha sido treinado para realizá-la. Não obstante, a UC deve garantir que o colaborador possa aprender com outros colaboradores e com seus próprios erros e acertos.

As UC´s tem se utilizado maciçamente das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para disseminar conhecimento mais rapidamente, contudo, é importante lembrar que apenas o uso das ferramentas de TIC, tais como, o uso de treinamento por meio de mídias eletrônicas, sites na Intrante ou Web ou outros meios eletrônicos, pode desfavorecer àquelas pessoas que não possuam familiaridade com o mundo da tecnologia e de suas ferramentas. Isto posto, os métodos de ensino devem levar em consideração os fatores culturais envolvidos no processo de aprendizagem.


Por todo o exposto, a implantação de Universidades Corporativas é um passo à frente na busca por uma melhor disseminação do conhecimento, contudo, há sempre que se verificar os melhores métodos a serem utilizados para garantir que cada colaborador receba as informações corretas e no tempo certo para executar suas tarefas, além de garantir o seu auto-desenvolvimento.