Administrando empresas

Administrando empresas

sábado, 25 de maio de 2013

A negociação salarial com a empresa

É certo que uma negociação salarial, quer seja entre um indivíduo e patrão ou um sindicato e o presidente da  empresa, é um momento cercado por grande tensão e interesses diametralmente antagônicos.

Isto porque, por um lado o empregado busca sua satisfação pessoal por meio do crescimento profissional e salarial e por outro lado a empresa que busca o seu desenvolvimento junto ao mercado, a maior lucratividade possível e a redução de custos.

Do ponto de vista da empresa, todo aumento salarial cria um custo direto sobre a mão-de-obra e do ponto de vista do empregado o aumento significa a melhoria de sua condição enquanto trabalhador assalariado.

Há que se ter bom senso, entretanto, de ambos os lados, uma vez que a empresa deve valorizar seus empregados, uma vez que desenvolver e satisfazer pessoas é essencial para o desenvolvimento de ativos intangíveis, que agregaram valor ao serviço ou produto ofertado pela empresa.

Vamos nos ater, no entanto, à negociação salarial atinente ao anseio do empregado. Para que o empregado faça jus ao aumento salarial, além da reposição natural das perdas ocorridas em decorrência da inflação, são necessários o preenchimento de alguns pré-requisitos, tais como:

1) Atitude no desempenho das suas funções, com acuidade e excelência;
2) Desenvolvimento contínuo do conhecimento, através da feitura de curso técnicos e universitários de graduação ou extensão;
3) Desenvolvimento de habilidades que agreguem valor ao processo produtivo da empresa;
4) Habilidades interpessoais;
5) Bom relacionamento com as pessoas e os clientes.

Não cabe aqui tratar de maneira exaustiva, todos os requisitos necessários a serem utilizados no processo de troca ou barganha a ser proposto pelo empregado em face de seus resultados apresentados na prestação de serviços à empresa.

O empregado deve estar ciente de que é remunerado em conformidade com aquilo que agrega de valor para a empresa e pela raridade da especialidade que ocupa. Isto posto, é importante ter-se um planejamento estratégico e visão de mercado para desenvolver-se pessoalmente por meio da feitura de cursos, auto-estudo e, sobretudo, atitude e pró-atividade, para inicialmente, resolver os problemas  da organização, para, em seguida, pleitear um aumento salarial.

Contudo, se todos os requisitos foram atendidos e ainda assim a empresa não cumpre com a sua parte na relação empresa - empregado, qual seja, remunerá-lo adequadamente, ao empregado não restará outra opção que não seja procurar um nova atividade numa nova organização empresarial.