Administrando empresas

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quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lidando com conflitos

Segundo estudiosos, a habilidade de lidar com conflitos é uma das três mais importantes habilidades da arte de viver.

Tomando essa premissa como verdadeira, porque  não aprendemos a lidar com conflitos? Por que não aprendemos a lidar com conflitos na escola, em casa, no trabalho?

Lidar com conflitos é um conhecimento em que precisamos nos aprofundar e compreender, para buscar uma convivência mais harmoniosa.

Ocorre, contudo, que em cada um de nós residem conflitos internos mal resolvidos ou não resolvidos que em situações de tensão podem ser descarregados de forma desequilibrada em nossos pares, quer seja no trabalho, nos lares ou no convívio social.

Não se deve esquecer ainda, que nós também estamos vulneráveis ao descontrole de outras pessoas, que podem despejar sobre nós, seus próprios conflitos internos não resolvidos.

É de extrema importância estar sempre preparado e concentrado, como assim o fazem atletas antes do jogo, para reagir serenamente a situações inesperadas, mantendo o equilíbrio mesmo em situações de intimidação e agressividade que pode ser proveniente tanto de clientes quanto de colaboradores da própria organização.

Neste sentido, o uso do tom de voz adequado, da serenidade e da tranquilidade é uma ótima ferramenta ao alcance do profissional para lidar bem em situações conflituosas.

Como diria Martin Luther King: " A verdadeira medida de um homem não é como ele se mantém em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se comporta em momentos de conflito e desafio".