Administrando empresas

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sábado, 5 de julho de 2014

Tolerância e empatia para o trabalho em equipe

No ambiente empresarial o relacionamento humano é imprescindível, porquanto de pessoas são formadas às empresas. Neste contexto, eis que surgem os conflitos, as divergências, as discussões e, em especial, a intolerância.

Notório que as pessoas pensem diferente, pois possuem modelos mentais diferentes, experiências de vida diferentes e cultura diferentes. Ademais, possuem conduta que muitas vezes é fruto do meio em que vivem.
Não obstante, é na empresa que afloram os desejos de crescimento enquanto profissional. Neste sentido, há uma necessidade de auto-afirmação e de reconhecimento pelo grupo de trabalho que perpassa na “cabeça” de muitos profissionais, pela necessidade de impor defeitos ou desqualificação aos trabalhos desempenhados por colegas de equipe.

As acusações mútuas são como pedras lançadas num lago que geram ondas de ignorância e desrespeito pelo ambiente, desse modo, o exercício da tolerância, da empatia e do respeito pelos colegas de equipe são imprescindíveis para a empresa.

Há que se ter tolerância e mesmo paciência com os erros provenientes do crescimento dos participantes da equipe. O erro faz parte do exercício do trabalho, deste modo, apenas criticar o profissional não faz daquele que o critica um mestre de sapiência e qualidade profissional, mas tão e somente o faz um profissional imaturo e desprovido de senso de trabalho em equipe.


Neste sentido, hão de se promover as críticas produtivas e construtivas que objetivem a resolução de problemas, com respeito aos profissionais da empresa, por meio da tolerância e da empatia pelos colegas de equipe.